É
um sistema de treino, competição e recuperação baseado na idade de
desenvolvimento ou nível de maturidade, em vez de se basear na idade
cronológica de um indivíduo.
A implementação de programas desportivos que acompanham um LTAD
permitirá que os treinadores desenvolvam Programas baseados em cada indivíduo e
aproveitem os períodos críticos de adaptação acelerada ao treino. Também irá
garantir que os atletas desenvolvam o seu potencial na plenitude. O LTAD é
centrado no atleta e apoiado/suportado pela administração, ciência desportiva e
patrocinadores.
O modelo geral de LTAD admite que qualquer atleta vai passar
por 7 fases de desenvolvimento no seu caminho para um desempenho de elite.
É importante notar que a fase “Active for Life” (Activo para
a Vida” pode ser iniciada a qualquer momento. Esta fase serve como um guia para
garantir que as oportunidades para a participação contínua são fornecidas para
quem não desejar / for incapaz de progredir em todas as etapas.
Também é desejável que existam crianças que possam “romper”
estes critérios pré-estabelecidos quando entram no desporto. Este modelo permite
que jovens atletas progridam entre fases de desenvolvimento e consolidação de habilidades.
Sempre com vista a melhorar o desempenho futuro. À medida que os atletas evoluem
e se desenvolvem, os treinadores identificarão o grupo de eventos e o evento
específico mais adequado ao talento de cada atleta.
A retenção de cada indivíduo é essencial pois aumentará as
oportunidades para os atletas alcançarem níveis de excelência ao longo do
tempo.
Adaptação e Treinabilidade
Os termos "adaptação" e "treinabilidade"
são frequentemente usados de maneira intercambiável. No entanto, a diferença entre
eles é significativa.
A “adaptação” refere-se a mudanças no corpo como resultado
de um estímulo que induz alterações funcionais e / ou morfológicas no
organismo. O grau de adaptação depende da dotação genética de um indivíduo. No
entanto, as tendências ou padrões gerais de adaptação foram identificadas por
pesquisas e vários processos de adaptação, como a adaptação a resistência
muscular ou força máxima foram definidos.
A “treinabilidade” refere-se à adaptação mais rápida aos
estímulos e à dotação genética dos atletas, à medida que eles respondem individualmente
para reforçar esses estímulos e se adaptarem a eles. A “treinabilidade” foi
definida como a capacidade de resposta de indivíduos para os estímulos do treino
em diferentes fases de crescimento e maturação. Um período crítico de
desenvolvimento refere-se ao momento no desenvolvimento de uma capacidade específica
em que o treino tem um efeito óptimo. Outros fatores concorrem em períodos
críticos de treinabilidade durante o crescimento e desenvolvimento de jovens atletas,
pelo que os estímulos devem ser sempre monitorizados para alcançar uma melhor
adaptação das competências motoras, musculares e / ou aeróbicas.
RESISTÊNCIA (STAMINA)
A janela ótima de treinabilidade ocorre no início da Velocidade
Máxima de Crescimento (PHV – Peak Height Velocity). No caso da capacidade
aeróbica o treino é recomendado antes dos atletas atingirem o PHV. Força aeróbia
deve ser introduzida progressivamente após a taxa de crescimento diminuir.
FORÇA
A janela ótima de treinabilidade para meninas é imediatamente
após PHV ou no início da menarca, enquanto para os meninos é 12 a 18 meses após
o PHV.
VELOCIDADE
Para meninos, o primeiro treino de velocidade ocorre entre
as idades dos 7 e 9 anos e o segundo ocorre entre os 13 e os 16 anos.
Nas meninas, a primeira janela de treino de velocidade ocorre
entre as idades de 6 e 8 anos e a segunda janela ocorre entre as idades dos 11
e 13 anos.
COMPETÊNCIAS TÉCNICAS
A janela para um ótimo treino de habilidades para meninos
ocorre entre as idades de 9 e 12 e entre as idades de 8 e 11 para meninas.
FLEXIBILIDADE (SUPPLENESS)
A janela ótima de treinabilidade da flexibilidade para
ambos os sexos ocorre entre as idades de 6 e 10. Deve ser dada especial atenção
à flexibilidade durante a fase de PHV.
Sabe mais em www.mudaoteujogo.com
Comentários
Enviar um comentário