10 Questões que Pais e Treinadores deviam fazer aos seus atletas

É muito difícil ser Pai e Treinador de jovens nos dias que vivemos. Depois de mais de 20 anos de experiência a trabalhar com jovens, desde o jardim-escola à universidade, e de década e meia como Pai, confirmei que os problemas de comunicação podem afectar, por vezes de forma extremamente negativa, a motivação e o desempenho dos nossos mais novos.
Ao fazer estas 10 perguntas a um filho/atleta, vais ficar a perceber melhor as razões porque joga, quais são os seus objectivos no desporto e o que necessita dos adultos (pais ou treinadores) que o guia ao longo desta viagem desportiva. Dedica algum tempo a cada filho ou jovem que orientas e pede-lhe que escreva num papel a resposta a estas 10 questões. Prepara-te para ficares surpreendid@!
As primeiras cinco questões servem para melhorar o ambiente de treino/jogo enquanto as últimas cinco questões servem para estares "na mesma página" que ele/ela.
  1. Estás a divertir-te? (a resposta a esta TEM que ser SIM!)
  2. O que é que os treinadores/pais/adultos fazem que te faz gostar mais de praticar desporto? Por outro lado, o que é que os adultos fazem que te faz ficar mais nervoso e apreciar menos a experiência?
  3. Como preferes que te apoie nos jogos? Preferes que esteja calado, que aplauda efusivamente, que aplauda igualmente as duas equipas, ...?
  4. Na viagem de regresso a casa, gostas de falar do jogo que tiveste ou preferes falar mais tarde ou no dia seguinte?
  5. Que outros desportos gostarias de experimentar?
  6. Quais são os teus objectivos pessoais para esta época? Assegura-te de que são específicos, mensuráveis e datados.
  7. Como planeias atingir os objectivos que definiste para ti (que acções concretas: treinos extra, melhor alimentação, mais repouso, ...)?
  8. Quais são os yeus objectivos para a tua equipa esta época?
  9. Como planeias atingir os objectivos que definiste para a tua equipa?
  10. Qual é o teu papel na tua equipa? Estás satisfeito com ele?

Como vês, este questionário não demora muito a responder e pode fazer toda a diferença na motivação e no rendimento dos teus filhos/atletas.
Sabe mais em www.mudaoteujogo.com
Boas conversas e melhores treinos!

Comentários