O Canadá acaba de se sagrar Campeão Mundial de sub19 em basquetebol masculino.
O LTAD foi criado em 1995, ou seja, quando nenhum destes campeões havia sequer nascido.
Mas afinal, o que é isto do LTAD (ou DALP, em português)?
O LTAD - Long Term Athlete Development - ou, em português, modelo de Desenvolvimento de Atleta a Longo Prazo (DALP) estabelece
as directrizes para uma óptima formação, competição e recuperação para cada
estágio de desenvolvimento atlético. Os treinadores que se envolvem no modelo e suas práticas são
mais propensos a produzir atletas que atingem o seu potencial atlético.
O modelo LTAD foi desenvolvido com base na pesquisa de
especialistas canadianos. Os princípios desta pesquisa foram adotados por
vários países e organizações como as bases para uma boa gestão do crescimento
juvenil e adolescente (e processos de desenvolvimento associados), tendo claramente
identificados os períodos críticos de adaptação acelerada ao treino.
Os ministros federais, provinciais e territoriais do desporto
identificaram o LTAD como “a bíblia” para o desenvolvimento desportivo no
Canadá. Os ministros concordaram em prosseguir com a implementação desta nova
abordagem do desporto e da atividade física após consulta com as organizações
desportivas provinciais e territoriais. Através da melhoria da literacia física
(habilidades fundamentais como correr, saltar e atirar) o modelo DALP ajudará a
desenvolver um envolvimento ao longo da vida dos portugueses na atividade
física e na participação desportiva, bem como a produzir futuros atletas.
Nos estágios iniciais do desenvolvimento, é imperativo que os
programas de desenvolvimento desportivo sejam projetados em torno de períodos
de adaptação acelerada ao treino. Estes períodos de desenvolvimento representam
o tempo em que as crianças estão prontas e capazes de desenvolver habilidades desportivas
fundamentais como correr, saltar e atirar. Para além disso, nessas fases elas
são mais capazes de melhorar a velocidade, agilidade e equilíbrio, habilidades desportivas
relacionadas que se revelarão bastante úteis na pista e no campo, bem como em
outros desportos.
Em crianças que não desenvolvem os seus mecanismos
fundamentais é improvável que as habilidades até aos 12 anos atinjam seu pleno
potencial atlético genético. A falta de habilidades motoras fundamentais pode
significar a diferença entre um dia no sofá e um dia no campo de futebol ou a
diferença entre uma medalha de ouro e um 16º lugar nas Olimpíadas.
O estabelecimento de um conjunto básico de habilidades
motoras no início da vida permite que as crianças obtenham uma sensação de
realização e estabeleçam uma relação positiva com o desporto e a atividade
física. Experiências bem-sucedidas e positivas com o desporto em idades jovens,
juntamente com a aquisição de habilidades desportivas transferíveis, permitirão
que as crianças se tornem proficientes em diferentes desportos.
Proficiência em muitos tipos de atividade física pode aumentar
as chances de participação em diferentes atividades, o que poderá aumentar a longevidade
e, em geral, a qualidade de vida. O quadro do LTAD esforça-se por produzir atletas
de elite e consistentes. No entanto, também procura proporcionar oportunidades
para que todas as crianças cresçam e se tornem adultos confiáveis, saudáveis e
ativos.
Desenvolver habilidades fundamentais em uma idade jovem e
refazer habilidades competitivas em níveis mais altos de desenvolvimento são importante
para atletas potentes e atletas com uma deficiência. Este documento foi
projetado para ser genérico na natureza.
A abordagem multi-estágio empregada pelo modelo LTAD chama a
atenção para o período de tempo necessário para desenvolver um atleta de elite.
A pesquisa mostrou que é preciso entre 8 e 12 anos de treino para um atleta
talentoso para alcançar níveis de elite. Isto foi resumido pelos "10 anos
ou regra de 10.000 horas" e equivale a aproximadamente 3 horas de prática em
cada dia durante o mínimo de 10 anos. O Comité Olímpico dos EUA (2001)
entrevistou os atletas olímpicos americanos de 1988 a 1996 e concluiu ser
necessário entre 10 e 13 anos de prática ou treino apenas para fazer parte da
equipe olímpica e entre 13 e 15 anos para aqueles atletas que ganharam uma
medalha.
O elo de ligação entre todos os estágios de desenvolvimento é
o treinador. Mais especificamente, é a atenção do treinador para a taxa a que
os atletas crescem e se desenvolvem e a sua capacidade de fazer ajustes no programa
de treino geral que contribui para a sua eficácia e para o seu sucesso.
Porque precisamos de um Modelo DALP - Desenvolvimento de Atleta a Longo Prazo?
O sistema para o desenvolvimento de atletas enfatiza ganhar e competir, em vez de maximizar as janelas de adaptação acelerada para o treino
e desenvolvimento de habilidades desportivas fundamentais. O ênfase no resultado
(vencedor) em oposição ao processo (desenvolvimento de habilidades) é hoje visto
como uma lacuna no sistema desportivo nacional. Tais práticas levam à preparação
unilateral, burnout inicial, perda de potencial ou sobretreino como observado
através das práticas identificadas pelo grupo de especialistas LTAD do Canadian
Sport Centers.
O desenvolvimento e implementação do modelo LTAD permitiu
que o desporto canadiano crescesse e se afirmasse, apresentando jovens atletas com
habilidades motoras fundamentais no início que cada fase oferece a oportunidade
de aperfeiçoar.
Numerosas organizações desportivas no Canadá e em muitos outros
países em todo o mundo mostram interesse significativo no modelo LTAD.
Investimento na implementação do LTAD assegurará sucesso atlético a longo prazo
usando esta estratégia para promover o crescimento. Os treinadores são instados
a familiarizar-se com os princípios de maturação para jovens atletas e a aplicar
esses princípios em programas/planos de treino, competição e recuperação.
Na
prática, todos os treinadores que trabalham com jovens devem preocupar-se com a
saúde e o bem-estar do atleta e com o seu desenvolvimento.
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